Escola Saramenha oferece oficinas gratuitas de Cerâmica e Azulejaria no III Festival Arte & Movimento
Já estão abertas as inscrições para as oficinas do “III Festival Arte & Movimento”, que acontecem nos dias 19 e 20 de julho, na sede da Escola Saramenha, em Ouro Preto.
O Festival oferece Oficinas de Cerâmica com Erli Fantini, artista plástica formada pela Escola de Belas Artes da UFMG que estudou com nomes como Amilcar de Castro e Luiz Paulo Baravelli, e mestres da cerâmica como Celeida Tostes e Megumi Yuasa. Na década de 1980, ela tornou-se discípula de Toshiko Ishii, influenciada pela técnica japonesa de Bizen, onde o fogo direto produz resultados surpreendentes. Em 2000, construiu seu próprio forno à lenha em Palhano, seguindo a tradição de Bizen, tornando-se precursora do polo de cerâmica artística de Brumadinho.
Já as Oficinas de Azulejaria serão conduzidas por Raquel Samara, especialista titular da equipe da Saramenha Artes e Ofícios que aperfeiçoou suas técnicas acompanhando a equipe da Cerâmica de Ouro Preto em turnê de visita aos grandes centros de aprendizagem da arte, em Portugal.
Todas as atividades são gratuitas e, para participar, basta enviar o nome completo acompanhado da oficina de interesse para o e-mail contato@saramenhaarteseoficios.com.br. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
A Escola Saramenha de Artes e Ofícios fica no Km 85 da Rodovia dos Inconfidentes, Santo Amaro do Botafogo, em Ouro Preto, a 10 km quilômetros da Praça Tiradentes.
Oficinas de Cerâmica com Erli Fantini
Turma única COM DURAÇÃO DE 2 DIAS!
19 e 20 de julho
10h às 17h
(15 vagas)
Oficinas de Azulejaria com Raquel Samara
Duração de 1 dia cada turma!
Turma 1
19 de julho, das 10h às 17h (12 vagas)
Turma 2
20 de julho, das 10h às 17h (12 vagas)
Inscrições: Enviar o nome completo acompanhado da oficina de interesse para o
e-mail: contato@saramenhaarteseoficios.com.br
As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
Erli Fantini
Artista plástica formada pela Escola de Belas Artes da UFMG que estudou com nomes como Amilcar de Castro e Luiz Paulo Baravelli, e mestres da cerâmica como Celeida Tostes e Megumi Yuasa. Na década de 1980, ela tornou-se discípula de Toshiko Ishii, influenciada pela técnica japonesa de Bizen, onde o fogo direto produz resultados surpreendentes. Em 2000, construiu seu próprio forno à lenha em Palhano, seguindo a tradição de Bizen, tornando-se precursora do polo de cerâmica artística de Brumadinho.
Raquel Samara
Raquel Samara, especialista titular da equipe da Saramenha Artes e Ofícios, cursou pintura em cerâmica e azulejo com a Professora Teresa Lima do Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, de Portugal e aperfeiçoou suas técnicas na Oficina Telmo Pereira em Portugal.