Acerca de

do teclado de piano

I FESTIVAL DE PIANO

Escola Saramenha Artes e Ofícios 
Ouro Preto - MG

De 07 a 17 de Julho de 2022

O FESTIVAL

A Escola Saramenha Artes e Ofícios, por intermédio de seu Núcleo de Música, promove, de 7 a 17 de julho, seu I Festival de Piano, evento dedicado aos profissionais e estudantes de música.

Com uma ampla programação que envolve cursos, oficinas e concertos, o I Festival de Piano e a Semana de Canto da ESAO resgatam o clima dos antigos festivais de inverno, quando os artistas se reuniam durante o mês de julho nas cidades históricas mineiras para aprimorar suas técnicas e enriquecer seus currículos por meio do intercâmbio de conhecimentos, práticas e experiências, com mestres de notório saber artístico.

DIREÇÃO ARTÍSTICA

O I Festival de Piano conta com a direção artística e tutoria do consagrado pianista Cristian Budu, que vem se destacando como um dos ícones da nova geração da música clássica mundial. Cristian figura na lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings” da Gramophone Classical Music Awards, uma das honras mais importantes concedidas aos profissionais da música. Ele também é vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, concurso emblemático que acontece na Suiça, conquista classificada pela crítica especializada como a mais importante do piano clássico brasileiro das três últimas décadas. Cristian mantém uma sólida carreira internacional como solista, atuando à frente de orquestras como a Sinfônica de Lucerna, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart, e já realizou concertos em salas como Jordan Hall, Liederhalle, KKL, LAC de Lugano e Ateneu, de Bucareste.

BOLSAS DE ESTUDO

 

O I Festival de Piano proporcionará para 10 jovens pianistas de nível avançado, bolsa integral para atender as masterclasses diárias e atividades ministradas por Cristian Budu. As bolsas contemplam também hospedagem e alimentação dos participantes.

Numa parceria com o Festival Artes Vertentes (Tiradentes/MG) o I Festival de Piano da Escola Saramenha Artes e Ofícios selecionará um dos bolsistas para participar como camerista da edição 2022 daquele importante festival, dirigido artisticamente pelo pianista Gustavo de Carvalho.

Os interessados em participar ao I Festival de Piano, devem enviar o material requerido constante do Edital. 

O prazo de inscrições para o processo seletivo encerra-se no dia 31 de maio. O resultado será divulgado no dia 5 de junho de 2022.

 

O NÚCLEO DE PIANO DA ESAO

 

Dirigido pelo músico e pianista Cristian Budu, o intuito é criar um centro de estudos e aprimoramento pianístico de referência, no Brasil, e faz parte de um projeto da Escola que abrange diversos campos de interesse além da Música, com núcleos nas áreas de Artes & Design; Artes Cênicas, Literatura e Cinema; Humanidades; Urbanismo, Arquitetura e Patrimônio.

 

A filosofia que guia a Escola de Piano se baseia na ideia de que toda atividade deve estimular a criatividade e o senso crítico auditivo. O objetivo é que o aluno possa seguir desenvolvendo as propostas apresentadas, tendo em vista tanto a necessidade de aprofundamento das capacidades musicais quanto a existência de um campo profissional em constante e dinâmica transformação.

Com uma metodologia aplicada em desenvolver a expressividade consciente de cada pianista, fica estabelecida a premissa de que toda ferramenta técnica tem um propósito sonoro e musical - ainda que importantes questões técnico-mecânicas venham a ser regularmente abordadas - e assuntos de relevância teórica, tratados sempre em concordância ao reconhecimento auditivo.

Atividades camerísticas e colaborativas são promovidas como parte fundamental da Escola, visto a música em conjunto ser essencial à formação. Vê-se cada vez mais urgente que seja estimulada a prática camerística, tanto pelas questões pedagógicas quanto mercadológicas, mas, principalmente, porque nela se encontra latente e, em diversos níveis, o cultivo do importante conceito de "Diálogo".

As atividades da Escola de Piano, de acordo com a filosofia da Escola Saramenha Artes e Ofícios, tem como proposta pedagógica Residências Artísticas e, como exercício profissional, a promoção de Festivais.

​Contato