Painel Cataguases 1.jpg

Textos de Referência 

Caderno Saramenha N3 – Curso de Azulejaria 

                                      Semana Criativa 2021 - Tiradentes

Na próxima aba vocês poderão ver alguns vídeos das aulas de Azulejaria Portuguesa que a Professora Maria Tereza Lima, ministrou na Saramenha em março de 2016. Maria Tereza é professora do Cencal - Centro de Formação Profissional para a Industria Cerâmica - de Caldas da Rainha, o mais importante centro de ensino da cerâmica em Portugal.

Depois em 2017 foi a vez do mestre Telmo Pereira ministrar cursos de Azulejaria Portuguesa na Saramenha. Indicado por nós, Telmo executou em seu ateliê localizado em Juncal, Portugal, o painel Alegoria Elétrica, obra do pintor belorizontino Rafael Zavagli, encomenda feita pelo Grupo Energisa para sua sede em Cataguases.   

O projeto da Azulejaria Saramenha iniciado com a professora Maria Tereza, agora, em parceria com o Atelier Telmo Pereira, definitivamente se instalava em Ouro Preto, em nossas oficinas, onde desde 1998 resgatávamos o fabrico da mais antiga louça vidrada brasileira, a Cerâmica Saramenha, fundada em Vila Rica em 1803.

Contada nossa origem, vamos a informações complementares, que selecionamos para os que desejarem produzir ou pintar seus azulejos, incluindo alguns sites de fornecedores de materiais, onde poderão encontrar massas cerâmicas, azulejos em chacota, esmalte branco para vidrar, material de pintura, mobília e forno. Empresas que em algum momento foram nossas fornecedoras, ou foram por nós consultadas:

1 - Massas Pascoal SP - http://pascoalmassas.com.br/

2 - Arte Brasil SP – http://www.artebrasilmateriais.com.br/

3 - Hobby Cerâmica SP - http://www.hobbyceramica.com.br/

4 - Armazém das Artes BH - http://espacodoartista.com/

Assim:

1 – Azulejo em chacota: Pesquisar nos sites 2/3/4. Atenção espessura recomendada de 5 mm;

2 – Para vidrar, esmaltes para temperatura de 1.000 graus: Sites 2/3/4.  

3 - Pintura:  Pesquisar nos sites 2/3/4 - Usamos no Brasil esmaltes coloridos, como os que encontrarão nos sites sugeridos, devendo estar atentos para a temperatura indicada 980/1050 graus

4 – Queima: Para a queima, são necessárias as chamadas mobílias de forno, e como não encontramos no mercado gazetes (em Portugal caixas refratárias para colocação dos azulejos no forno), a solução é comprar as colunas refratárias de 8 espaços, que se moldam na montagem ao tamanho dos azulejos utilizados.

A Saramenha Artes e Ofícios, está apta a fornecer azulejos 15 x 15 cm na espessura de 5 mm, prontos para pintar - vidrado cru - como só encontrados em Portugal.

Para os que se interessarem em aprofundar neste ofício, oferecemos cursos intensivos de 16 horas - com possibilidade de residência na própria Saramenha - cursos, ofertados para turmas entre 12 e 18 alunos.

Abaixo, indicações de alguns sites portugueses que mostram a história e a feitura de azulejos com métodos artesanais:

1 - Como se faz um azulejo: https://www.youtube.com/watch?v=rJLEMOOz_Sk

2 - O Azulejo Português (História)  https://www.youtube.com/watch?v=4jdZ-uTOYqs

3 - Azulejaria RTP - http://ensina.rtp.pt/artigo/uma-breve-historia-da-azulejaria-portuguesa/

Aos participantes do curso, à Marcas Mineiras, à Semana Criativa de Tiradentes e ao Club & Casa Design, agradecemos e nos colocamos à disposição.

Paulo Rogério Lage/Saramenha Artes e Ofícios

paulorogériolage@gmail.com - ceramicasaramenha@gmail.com